sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

AMEAÇAS À IGREJA NOS NOSSOS DIAS




Nos últimos anos, eu tenho me preocupado com algumas ameaças ao Evangelho de Cristo proclamado pelos profetas e apóstolos nas Sagradas Escrituras. Algumas igrejas vêm trazendo algumas liturgias muito estranhas ao todo das Escrituras. Algumas igrejas passaram a valorizar algumas coisas judaicas e interpretar errado o VT, não levando em conta o que o NT ensina sobre os rituais e festas no VT.

Igrejas começaram a trazer um shofar para o culto e tocá-lo como um instrumento sagrado que trazia unção. Passaram a instituir nas igrejas o ministério dos tocadores de shofar. Detalhe: esses vinham de roupas típicas de judeus e tocavam em momentos específicos do louvor ou de alguma exaltação no culto. Muitas vezes, alguns ministérios convocaram igrejas para comemorar algumas festas judaicas em Israel, como a festa do Tabernáculo. Sem falar que alguns líderes já vinham ensinando a guarda do sábado. Não é difícil encontrar na internet fotos de igrejas evangélicas que fazem verdadeiras procissões com uma réplica da arca da aliança como se fosse uma imagem católica sendo adorada por seus seguidores em choros, gritos e quedas.

O site creio.com traz uma notícia assustadora onde afirma:

Na Colômbia, segundo mostrou a rede de TV Caracol, sete igrejas evangélicas se tornaram sinagogas "assumindo" a fé judaica, inclusive negando a Jesus como Messias.

Diz ainda o site que começou há cinco anos quando começaram a questionar se Jesus era mesmo o Messias. Parecido com isso, está o ex-pastor João de Deus da Paraíba que se converteu ao islamismo negando a exclusividade da salvação em Cristo Jesus e da Bíblia.

Não são poucas igrejas evangélicas que estão negando a Trindade e muitos pastores chamados judeus cristãos estão ensinando que o NT foi traduzido errado e que a Trindade é uma doutrina errada.

Como se não bastasse, o ecumenismo religioso tem entrado nas igrejas evangélicas também. Segundo ainda o site creio.com no dia 24 de janeiro em Ponta Delgada algumas igrejas reuniram-se para uma reunião ecumênica de celebração sendo organizada pela igreja católica da região. Nessa reunião, estavam igrejas evangélica, adventista e católica.

No Brasil, as coisas não estão muito diferentes, vários cantores estão fazendo músicas para Maria para atrair público católico (veja a letra de uma música de Fernanda Brum) e muitas igrejas estão se unindo a católicos  para celebração e culto, sem levar em conta a soteriologia desse grupo, seus pressupostos e, principalmente, sem levar em conta o que afirma a Escritura sobre o ecumenismo, pois não se pode ter comunhão entre Cristo e os ídolos, entre a luz e as trevas (2Co 6.14-18 – Paulo falou no que diz respeito a culto).

Alguns pastores de renome estão ensinando a chamada Teologia Relacional ou Aberta que afirma que Deus não pode prever o que vai acontecer com as pessoas e que sua soberania é somente para algumas coisas (veja a refutação desta teologia). Isso tem crescido no meio evangélico de uma forma assustadora. Principalmente diante de catástrofes da natureza que aconteceram nos últimos anos.

Diante de tudo isso, nota-se uma profunda lacuna doutrinária. Notemos que igrejas em Bogotá que afirmavam que estavam passando por um avivamento, estavam com dúvida se Jesus era mesmo o Messias. Isso incluía dúvidas de sua divindade, obra e ressurreição, pois os judeus não crêem em nada disso. Diante de tudo isso, pudemos ver que essas igrejas estavam desprovidas de suporte doutrinário.

Essas heresias são lacunas doutrinárias da igreja, pois uma interpretação errada do VT sem levar em conta o que os apóstolos interpretaram sobre ele no NT pode levar ao judaísmo ou a uma mistura bizarra de cristianismo. Uma valorização ao semi-pelagianismo pode levar à Teologia Relacional ou aberta. Uma carência de um estudo sério e aprofundado de Deus e seus atributos pode levar à negação da Trindade ou a erros grotescos sobre as pessoas da divindade.

Alguns pastores de algumas igrejas, há muito tempo, têm descartado e criticado teólogos e mestres por acharem que teologia é só para os seminários sem perceber que teologia é tudo que diz respeito às Escrituras, pois é o estudo de Deus e sua obra com base na sua revelação especial. Dificilmente num congresso de jovens ou de uma denominação convidam um pastor que possa trazer um estudo exaustivo das Escrituras, mas somente aqueles que possam trazer alguma coisa que toque nas emoções (que não é errado, diga-se de passagem, mas quando a ênfase for isso e não o ensino das Escrituras, essa igreja corre perigo).

Portanto, vê-se uma crise doutrinária séria e é tarde demais para alertar a igreja, pois já se instalou nela. Resta-nos, somente, aconselhar a igreja a ensinar doutrinas fundamentais da fé deixando espaço para questionamentos para tirar qualquer dúvida, pois precisamos estar alertas contra todo vento de doutrina estranha na igreja. Não somente isso, mas continuamente pregar sermões expondo textos que ensinem grandes verdades sobre Deus, Trindade e Cristo.

Precisamos de uma reforma. Dessa vez cada pastor precisa ser um Martinho Lutero e alertar sua igreja local dos perigos e das vendas de indulgências de igrejas comerciais.

Precisamos lembrar a advertência de Paulo aos gálatas que, por ser tão clara, dispensa-se qualquer comentário. Apenas lembrando que Paulo estava falando aos falsos mestres judaizantes que estavam ensinando que a obra de Cristo não era o bastante. Assim falou Paulo:

o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema. Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema (Gl 1.7-9)

Portanto, que seja anátema todo judaísmo, negação da Trindade ou qualquer doutrina que não esteja dentro de uma interpretação coerente das Escrituras.

2 comentários:

  1. Gostei de seu artigo. Firme nas promessas brother. Faltou citar alguns dos nossos "teólogos" que estão entregando o ouro pro bandido.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Paz seja contigo

    Tempos dificeis e com o desenvolvimento desa admiravel criatura que é o "evangelho frankstein" teremos a conversão de todos em alguma coisa. Mesmo que no fim não dê em nada.

    Lutar pela fé e pela sã doutrina não pode ser negligenciado. E conviver na sociedade com credos diferentes é bem diferente de dizer amem para tudo que venha na embalagem com Deus escrito.

    Permaneça na Graça e que frutifique nela

    Seja bem vindo a meu blog e que seja edificado na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir