quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

CRIME DE BRASÍLIA: FALAR A VERDADE


O Brasil foi impactado com as declarações do senador Jarbas Vasconcelos à revista Veja dessa semana nas páginas amarelas com o título, dado pela revista, “o PMDB é corrupto”. O que impressiona é que o senador não afirma uma novidade, mas todos sabem que é uma realidade incontestável. O mais grave disso é que quem se esperava que fosse punido não foi, mas foi o senador Jarbas Vasconcelos que foi alvo de vários processos. Simplesmente por dizer a verdade. Ele afirma que os senadores costumam ser eleitos em troca de cargos e, segundo o senador, “90% deles praticam o clientelismo, de olho, principalmente nos cargos”. Afirma ainda que o senador José Sarney está nesse meio e é um retrocesso para a nação. Na verdade, o senado e a câmara refletem o caráter desse governo que, apesar de sua popularidade, foi o mais corrupto de todos os tempos.


O presidente Lula deu muitas contribuições, não se pode deixar de afirmar isso, mas custou caro para a ética na política brasileira. O pior é que se têm poucas opções. Lula foi beneficiado pelo pensamento relativista ético pós-moderno. Esse pensamento demonstra um pragmatismo sem se importar com nenhum compromisso com a ética. Isso parece bom, mas traz uma cadeia destrutiva imensurável. Os que votam no Lula dizem: “todo governo não é corrupto?”. Isso demonstra uma profunda acomodação, já que não se tem a preocupação de buscar solução para isso. Acontece o que o senador afirmou: “se o PT, que é o PT, mete a mão, por que eu não vou roubar?”. Com isso, vem todo tipo de corrupção e acomodação na sociedade. O Collor foi muito pequeno diante das denúncias desse governo, mas, ao contrário, a popularidade do Lula está em alta. A prova desse pensamento pós-moderno é a eleição de Hugo Chaves na Venezuela. Ele ganhou o direito de reeleger-se por mais 10 anos. As pessoas não pensaram nas conseqüências que isso pode acontecer a logo prazo e no que tem acontecido.


Na verdade o senador Jarbas Vasconcelos errou por falar da corrupção de um governo que encobre e que nada faz por moralizar seu governo. A eleição de José Sarney demonstra como está a nossa política e que qualquer um poderá ocupar as tribunas do senado e da câmara federal. Basta ter boas “benesses” para trocar aos seus pares, como afirmam.


Portanto, num país que protege um criminoso italiano, era de esperar que tivesse mesmo como presidente do senado e da câmara os respectivos parlamentares. Era de se esperar também que a popularidade de Lula estivesse em alta, que não fale de ética, de mudança de atitude dos políticos embora que tudo isso traga conseqüências gravíssima à nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário