sexta-feira, 18 de julho de 2014

O TEMPLO DA APOSTASIA




A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), há muito tempo, tem sido exemplo de distorção do Evangelho. Ela começou dando ênfase a exorcismos, libertação e escrevendo livros sobre seitas e heresias. Com o tempo, o líder desse seguimento, Edir Macedo, mostrou que seu objetivo era, além disso, competir com a Rede Globo. Então, a Rede Record foi adquirida de uma forma abrupta dizendo que vinha de contribuições dos “fieis”. Logo, a IURD ganhou notoriedade devido ao sucesso e crescimento da sua emissora de TV, pois usou a audiência para propagar campanhas absurdas como meio de obter o dinheiro das pessoas carentes e incautas.

A IURD começou a usar estratégias para atrair os incautos aos seus templos, pois, somente assim, eles estariam vulneráveis aos vários métodos de petições financeiras nas suas igrejas. Por isso, não faltaram estratégias para atrair as pessoas aos seus cultos financeiros. Primeiro, eles falavam de ungir objetos com promessas de bênçãos ao usá-los; bem como campanha com 318 pastores presentes; campanhas para empresários e outras coisas parecidas. Tudo isso com o objetivo de trazer pessoas para dentro dos seus templos, nos quais elas seriam mais vulneráveis para ofertar com falsas promessas, testemunhos escolhidos e distorções da Bíblia.

Todas essas campanhas levavam a uma valorização do lugar, pois o objetivo era exatamente que as pessoas tivessem em mente que seria fora de questão qualquer bênção fora dos seus templos. A IURD, então, estava se igualando à igreja medieval que valorizava o lugar fazendo igrejas e templos suntuosos afim de que demonstrassem seu poderio e autoridade; e, com isso,  as pessoas tivessem em mente que somente ali elas seriam abençoadas descartando qualquer outro seguimento.

Nesse ano, a IURD inaugurará o chamado Templo de Salomão cujas medidas são idênticas ao descrito na Bíblia. Quem pensou que era somente uma réplica afim de que demonstrasse estética e criatividade, deve se surpreender, pois, segundo Edir Macedo, o lugar é muito mais que um templo comum ou uma sinagoga. Ele afirma em um texto com um nome bem sugestivo “Casa do Sacrifício” em seu site:

Seguindo este modelo bíblico, o Templo recém-construído não pode ser considerado como igreja ou catedral, como eram as sinagogas judaicas. Como Lugar Santíssimo de Sacrifício, de Oração e Adoração, todos os seus visitantes devem estar vestidos de Temor, Reverência e Respeito. Assim como os sacerdotes do passado, todos nós devemos estar imbuídos nesse mesmo espírito de Temor, Reverência e Respeito. (Veja aqui)

Nesse texto, Edir Macedo admite claramente o que vinha demonstrando através de suas campanhas, sendo apenas coerente com a sua ideologia e prática. O Templo de Salomão, para ele, é muito mais que um lugar de louvor e adoração a Deus, ele é um lugar sagrado. Ele deixa bem claro que o templo “não pode ser considerado como igreja ou catedral, como eram as sinagogas judaicas”. Agora, ele trata o lugar como realmente o chama, Templo de Salomão. Nesse texto, ele proíbe que alguém leve qualquer objeto como câmeras, telefones celulares, tablets, gravadores e pede que os fieis que querem ouvir a voz de Deus devem ficar em silêncio no local, deixando a entender que Deus teria uma atenção especial no lugar para falar às pessoas que se dirigirem àquele lugar.

Não precisa ser um teólogo exemplar para perceber que Edir Macedo está surtando e que abandonou, há muito tempo, todos os ensinamentos do Evangelho. A estratégia de Edir Macedo, agora, é atrair os incautos por vários meios. Se as campanhas eram atrativas aos avarentos e idolatras do bem-estar, agora mais um fator pode atraí-los ao templo para serem alvos de petições financeiras – a curiosidade e a sacramentalização do lugar que ele mesmo chamou de “Templo de Salomão”.

A Bíblia ensina que o templo era apenas um artifício cerimonial até a vinda de Cristo. Podemos perceber isso, desde o VT:

Isaías 66:1-2  Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?  2 Porque a minha mão fez todas estas coisas, e todas vieram a existir, diz o SENHOR, mas o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.

Os apóstolos entenderam que esse texto de Isaías ensinava que exatamente o Templo de Salomão não tinha mais nenhum sentido depois que Cristo veio:

Atos 7:45-49  45 O qual também nossos pais, com Josué, tendo-o recebido, o levaram, quando tomaram posse das nações que Deus expulsou da presença deles, até aos dias de Davi.  46 Este achou graça diante de Deus e lhe suplicou a faculdade de prover morada para o Deus de Jacó.  47 Mas foi Salomão quem lhe edificou a casa.  48 Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta:  49 O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu repouso?

Estevão, em seu discurso, ensina e interpreta o texto de Isaías demonstrando que Deus tinha como propósito desfazer-se dos templos físicos, do que ele chamou de “casas feitas por mãos humanas”. Na verdade, Estevão estava apenas levando adiante o ensinamento do seu Mestre Jesus que tinha ensinado a seus discípulos:

João 4:19-24   19 Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.  20 Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.  21 Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.  22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.  23 Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.  24 Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

Jesus ensinou que, a partir daquele momento, a verdadeira adoração seria de uma forma espiritual com base na sua verdade que é a sua Palavra, e não mais seria dependente de templos, objetos e rituais. O motivo explicado por Jesus é que Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. A lógica do Amado Mestre é que se Deus é espírito, a adoração que ele se agrada é quando se faz de uma forma espiritual e não ritualística. Ele pediu no VT apenas como uma forma simbólica para percepção do Cristo (Messias) que haveria de vir. Quando Cristo veio, todos os rituais foram desnecessários, pois ele é o Cordeiro (Jo 1.29;36); a verdadeira oferta para Deus (Hb 10.5-10;19,20); o sumo sacerdote (Hb 9.11-15); o pão (Jo 6.35); a Luz (Jo 8.12); a propiciação (Rm 3.25) (ἱλαστηριον – ou “propiciatório”, palavra usada para a tampa da arca).

Portanto, O Deus invisível não precisa mais de um lugar para manifestar a sua glória. Agora, o santuário são os corpos do seu povo:

1 Coríntios 6:19  19 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Paulo usa a palavra grega ναός que significa santuário, palavra designada para o Santo dos Santos. Paulo ensina, pois, que os nossos corpos são o lugar da verdadeira habitação de Deus pelo Espírito e não mais em santuário ou templos feitos por mãos humanas, muito menos caricaturado como é a construção de Edir Macedo.

Precisamos entender que o que está por trás disso é a sacramentalização da seita, de seus líderes e de seu supremo líder que usará esse artifício afim de que as pessoas pensem que somente ali Deus fala, responde e age para que, através disso, as pessoas sejam dependentes e ofertem à seita. Logo, ele terá condições de fazer mais edições de “A Fazenda” e completará o seu império no Brasil.

Portanto, devemos levar em conta que o que está ali construído é um templo à Apostasia, à Avareza, a Mamom, e não ao Senhor. O templo do Senhor são os corpos daqueles que confessam Jesus Cristo confiando no seu sacrifício perfeito a ponto de saber que Deus é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

3 comentários:

  1. Edir Macedo é um poderoso embusteiro da fé.

    ResponderExcluir
  2. ótima reflexão Pr Mário, realmente Edir Macedo abaçou de vez sua verve judaica. Tenho um texto que trabalho essa desconstrução(chamo de dessacralização) do templo, do sacerdócio e sacrifício e queria até publicá-lo. Vou mandar-lhe via email para você apreciar.

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente, um texto completamente embasado na Bíblia e que não deixa dúvidas a que ponto chegou a apostasia da IURD, sob sua liderança que tem um passado questionável à Luz das Escrituras Sagradas e seus ensinamentos.

    ResponderExcluir