terça-feira, 26 de maio de 2009

BRASIL: O PARAÍSO DA IMPUNIDADE


Existem vários tipos de paraíso no mundo: paraísos turísticos, paraísos fiscais. O Brasil é o paraíso da impunidade. Quer cometer crimes e ficar impune, venha para o Brasil. Inclusive, a nossa nação é vista no exterior dessa forma, infelizmente.

Não poderia ser diferente. As nossas leis são obsoletas, mal feitas e trazem muitos privilégios aos criminosos; o sistema penitenciário é falido e sem condições de abrigar decentemente os presos; a nossa polícia é pobre e o salário de um policial é inferior a de um camelô (desculpem-me os camelôs pela comparação); os nossos parlamentares têm a chamada imunidade parlamentar. O problema é que a corrupção e o crime, muitas vezes, partem deles como já noticiado na mídia em geral. As delegacias em profunda decadência e agentes de polícia passando fome sem viaturas ou viaturas em pedaços. Parece até que o governo se contenta com as propinas que os policiais arrancam dos traficantes e de outros meios para não lhes dar salário digno.

A maioridade no Brasil é considerada de 18 anos. Alguns em nome dos direitos humanos rejeitam que a maioridade seja de 16 anos. Afirmam que um “um menininho”, “uma criancinha”, “um adolescente de 16 e 17 anos” não sabe direito o que está fazendo e precisa ser tratado com muita educação deixando-o num abrigo que logo, logo será solto. O problema é que os traficantes, sabendo que os nossos legisladores são néscios e sem muita visão do todo, colocam “esses menininhos de 17 anos” para matarem, cometerem crimes, assumirem a culpa porque sabem que eles têm nas nossas leis privilégios, inclusive das TV’s não mostrarem os rostinhos dos “bebês”. Todos ficaram chocados com um crime bárbaro, que aconteceu recentemente no interior de São Paulo, onde dois assaltantes entraram num condomínio e quando o alarme disparou, um deles de 17 anos atirou numa criança de 8 anos sem dó e sem piedade. Claro! Um país que trata marginais de 16 e 17 anos, pais de família, mais ativos que muitos de maior idade que eles como simples adolescente inocente só tem que acontecer isso mesmo.

A maioridade é convencional e sabe-se que quando se coloca um adolescente com privilégio de impunidade, isso se torna perigoso, além de subestimar a sua moralidade. O crime organizado sabe exatamente isso e, por isso, usa esses jovens. Se falarmos que um jovem de 17 anos não pode ficar no meio de presos perigosos, o problema é do Estado que não proporciona condições precisas. Mesmo assim, para quem comete crimes de estupro e assassinato a crianças é digno de estar entre esses criminosos mesmo.

Alguns dizem que a solução é educação, mas o problema não é só educação, mas de impunidade. Não adianta educação no país se os mais educados no Brasil, os parlamentares, são corruptos e coniventes com o crime em vários fatores (claro que tem exceções).

Portanto, é fácil matar, roubar e corromper no Brasil. Basta ter um bom advogado, ser do PMDB ou do PT, ainda não ter completado 18 anos, ser do MST, ser um parlamentar ou que venha para o Brasil tendo cometido o crime no país de origem. Pode até ser que tenham agências de viagens entre as máfias da Itália e do mundo.